The Facetious Nights of Straparola

The Facetious Nights of Straparola é uma colectânea de 75 contos de fadas tradicionais recolhidos por Giovanni Francesco Straparola e compilados ao longo de dois volumes entre 1550 e 1555. Juntamente com o Decameron de Boccaccio (que quero muito ler a seguir!), é considerado o primeiro livro de contos de fadas europeu e viria a influenciar Perrault e os irmãos Grimm (incluindo 15 contos que eles também recolheram e que tiveram aqui uma edição anterior).

Li este livro de quase 400 páginas em PDF no iPad, o que se faz sem grandes problemas, excepto que há uma ou duas páginas ilegíveis e há dois contos cujo fim está em francês… fiquei sem entender o que aconteceu naquelas histórias.

À semelhança das Mil e Uma Noites, os contos são relatados dentro de uma história que serve de fio condutor. Neste caso, uma rica Signora pede às suas aias e convidados que a entretenham com contos e adivinhas. Estes contos surpreenderam-me pela variedade: há contos dramáticos, fantasiosos, românticos, cómicos… muitas situações absurdas e muito sexo!

Há uma história sobre o filho do rei do distante reino de Portugal…

Numa outra há um homem que procura conhecer a morte, até encontrar uma mulher que lhe corta a cabeça, voltando a colocá-la no lugar mas virada para trás, de maneira que o sujeito tem uma vista privilegiada sobre o seu próprio rabo.

Há uma história onde uma boneca morde as partes íntimas de um rei, ficando a elas agarrada até surgir a sua dona (com quem o rei casa, depois de libertado).

Noutra história, há um homem que deseja ser gordo, aceitando ser castrado pensando que isso o fará engordar.

Há uma mulher grávida que acredita que o marido, em viagem, se esqueceu de terminar de fazer o bebé, permitindo ao simpático vizinho que “termine o trabalho” para que não faltem membros ao bebé. A vingança do marido é igualmente original.

Esta é só uma amostra da originalidade e absurdo destas histórias!

O livro conta ainda com ilustrações originais de E. R. Hughes.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑