Mrs Frisby and the Rats of NIMH

Este é um daqueles livros com cheiro a infância.

Não conhecia o livro em pequena… mas adorava A Joia Encantada – The Secret of NIMH, a adaptação para cinema de animação com realização de Don Bluth, de 1982. Muitos anos depois descobri que o filme se baseava num livro… e aqui estou, a lê-lo pela primeira vez.

Mrs Frisby and the Rats of NIMH é uma história de Robert C. O’Brien publicada pela primeira vez em 1971. A obra do jornalista americano foi premiada com um  Newbery Medal. É uma história para crianças, mas é bastante invulgar na sua categoria…

Mrs Frisby é uma ratinha do campo, uma viúva. Quando um dos seus quatro filhos, o pequeno Timothy, fica doente com pneumonia, Mrs Frisby vê-se obrigada a tomar uma terrível decisão. Doente, Timothy não pode sair da cama. Mas a época das colheitas aproxima-se e o agricultor irá destruir a casinha deles quando fizer a lavoura com o seu tractor… A que estará disposta a pequena ratinha para salvar a sua família? A voar nas costas de um corvo? A enfrentar uma coruja assustadora? Ou a pedir a ajuda das misteriosas ratazanas de NIMH…

A história não desiludiu. A Mrs Frisby é uma das personagens mais queridas que já encontrei num livro para crianças. A maneira como duas histórias se desenrolam perante nós, a do presente, e a do passado, é inteligente e bem conseguida.

O livro não tem a componente mística do filme… O Nicodemus não é mágico, não existe joia encantada. Mas está tudo bem. Esses componentes ficaram bem no filme, mas não fazem qualquer falta no livro. A magia continua presente, na coragem de uma mãe disposta a tudo para proteger os seus filhos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑